Na Escola Estadual Professora Maria de Barros, uma jornada educativa notável se desenrolou por meio do planejamento e realização de um espaço temático dedicado à Educação Profissional.

Dentro do contexto do Ciclo Formativo 2023 - Educação Profissional, proposto pela equipe da 16ª SRE - Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, os cursos Técnicos de Agente Comunitário de Saúde, Logística e Transações Imobiliárias se uniram de forma harmoniosa. Essa trajetória de aprendizado e crescimento foi guiada pelos professores coordenadores Mateus Estéfano e José Carlos, com o olhar técnico dos docentes dos cursos e o apoio da equipe pedagógica da escola, que adicionaram um alicerce fundamental a essa empreitada.

A essência dessa iniciativa residia em proporcionar aos alunos uma vivência tangível e abrangente do mundo profissional em suas respectivas áreas de estudo. Os recursos educacionais utilizados, como os slides detalhados e abrangentes, aprofundaram a compreensão dos alunos sobre os temas essenciais. Além disso, a confecção de cartazes permitiu que os alunos expressassem suas interpretações únicas e perspicazes dos tópicos abordados.

Corredor temático, ação escolhida pela equipe e meticulosamente organizada em torno dos aspectos gerais do mundo do trabalho, permitiu que os participantes explorassem os conceitos fundamentais e os desafios intrínsecos às suas futuras carreiras. A participação ativa e o comprometimento dos alunos destacaram a vontade de aprimorar seus conhecimentos e fortalecer suas habilidades para enfrentar o cenário profissional.

O êxito dessa empreitada reforçou a importância da colaboração entre estudantes, professores coordenadores e equipe docente na construção de ambientes educacionais enriquecedores. O espaço temático de Educação Profissional não apenas aprofundou a compreensão dos alunos sobre o mundo do trabalho, mas também promoveu habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o pensamento inovador.

Essa experiência memorável não apenas ampliou o aprendizado dos alunos envolvidos, mas também ressaltou a relevância de abordagens práticas e interativas na Educação Profissional. O esforço conjunto de todos os participantes resultou em uma experiência educacional valiosa e eficaz, que certamente iluminará o caminho dos alunos em suas trajetórias profissionais futuras. Ao mesmo tempo, essa iniciativa destaca a importância da Educação Profissional e Tecnológica como uma modalidade educacional que transcende os níveis da educação nacional, integrando-se às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos. Isso não apenas fortalece os laços internos da comunidade educativa, mas também realça sua contribuição vital para a sociedade em geral.

Avenida 21, n. 1537

Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba Centro - CEP:38300-120