A Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, através da Diretoria Educacional,promoveu  encontro via plataforma Google Meet,  dos professores das áreas de Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Projeto de Vida, para que os  docentes pudessem socializar suas escolhas, que aconteceram nas escolas de forma democrática e autônoma.

O PNLD é uma política pública executada pelo FNDE e pelo Ministério da Educação, destinado a avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita

As obras de Projetos Integradores e de Projetos de Vida foram elaboradas com base nas diretrizes da reforma do Ensino Médio, cujo objetivo é promover uma trajetória escolar que faça sentido para os jovens, que seja capaz de engajá-los em ações transformadoras, estabelecendo diálogo efetivo com seus planos e realizações, ao mesmo tempo que desenvolva conhecimentos, habilidades, atitudes e valores com potencial de os capacitar para lidar com os desafios da sociedade contemporânea.

As obras didáticas de Projetos Integradores são compostas por seis projetos, que promovem o desenvolvimento de nove competências gerais da BNCC. Quatro projetos abordam temas integradores obrigatórios (STEAM, Protagonismo Juvenil, Midiaeducação e Mediação de Conflitos) e dois são de livre escolha dos autores. Além dos temas obrigatórios, os projetos precisam abordar ao menos um tema contemporâneo transversal (TCT). Com relação às competências gerais da BNCC, cabe ressaltar nos projetos a ênfase à competência geral 7, “argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias”. Essa competência relacionada à argumentação deve ser trabalhada prioritariamente em todos os seis Projetos Integradores.

O mesmo enfoque na argumentação é exigido das obras de Projetos de Vida. Nessas obras espera-se igualmente o desenvolvimento da competência geral 6, “valorizar-se e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida”. As obras de Projetos de Vida são divididas em três partes, correspondentes às três dimensões do desenvolvimento, que objetivam criar oportunidades para os jovens se conhecerem e se fortalecerem: dimensão pessoal (encontro consigo mesmo), dimensão cidadã (encontro com o mundo), dimensão profissional (encontro com o futuro e o nós).

O período de escolha do PNLD 2021(Ensino Médio)  teve encerramento dia 23 de março de 2021.